Notebook lento e travado: Qual a solução para isso

notebook lento e travadonotebook lento e travado

Provavelmente você já passou pela experiência de comprar um notebook e rapidamente ele se tornar um notebook lento e travado. Ele está perfeito no primeiro mês, no segundo e chega no terceiro, começando a travar. Isso é mais comum do que parece e normalmente é porque o seu notebook necessita de manutenção!

Algumas dicas podem te ajudar a melhorar um notebook lento e travado. Nós viemos te trazer a solução! Continue a leitura do artigo e saiba como resolver a travação do seu notebook. De hoje não passa essa limpeza!

Por que o Notebook fica lento e travado?

Quando você trabalha muito, provavelmente depois de um tempo, acaba ficando mais lento e inclusive travado na sua vida. Isso acontece por conta do cansaço. As máquinas não são tão diferentes da gente, elas também se cansam de trabalhar e de estar ligadas por muito tempo.

O notebook precisa de um descanso e, além disso, precisa estar sempre limpo para que você consiga ter um trabalho mais suave. Normalmente ele fica lento e travado com uso contínuo em tão resolvendo isso é possível tirar o melhor dele. Continue a leitura e vamos te falar algumas táticas e soluções para isso.

Solução 1: Formate o computador

A primeira e mais básica solução para resolver um notebook lento e travado é realmente formatar o computador. Dessa forma, ele irá responder bem melhor, como se tivesse vindo de fábrica novamente. Claro que não será 100% novo, no entanto melhorará e muito.

A formatação do computador nada mais é do que a redefinição das configurações de fábrica e um delete de todos os arquivos. No entanto, se você vai formatar o seu computador, não se esqueça de salvar os arquivos importantes em um pendrive. Você pode fazer isso em casa, assistindo a tutoriais, ou levá-lo para um assistente técnico.

Solução 2: Use um bom antivírus

Infelizmente, ao baixar programas da internet, muitas das vezes é possível que você adquira um vírus no computador. Dessa forma, é importante que você utilize um bom antivírus para que esteja sempre protegido. O programa antivírus poderá evitar que você baixe arquivos não saudáveis.

Além disso, alguns tipos de vírus podem roubar todas as suas informações, como contas bancárias e outras coisas pessoais. Ao adquirir um vírus, o computador fica lento e, com o tempo, pode inclusive queimar. Mais vale prevenir, não é?

notebook lento e travado

Solução 3: Limpe o Hardware do seu notebook lento e travado

Muitas das vezes, a lentidão de um notebook, refere-se à sujidade que está por cima dele. Bom, vamos esclarecer isso melhor: O notebook necessita de respiração, ou seja, ventilação suficiente. Quando as entradas de ar estão cheias de poeira, fica difícil resfriar o computador.

Portanto, é muito importante que você limpe o seu notebook regularmente, assim ele poderá estar sempre se resfriando e trabalhando com rapidez. Qualquer computador irá travar quando estiver sobreaquecido, e muitas vezes, poderá haver danos maiores.

Solução 4: Desinstale programas não utilizados

Os notebook atuais já tem bastante espaço de armazenamento e com isso, as pessoas acabam acumulando muitos programas que nem sequer utilizam normalmente. Ter programas em seu computador que não são utilizados é apenas uma forma de ocupar espaço e de o deixar mais lento.

Portanto, regularmente faça uma limpeza no computador e desinstale os programas que não são utilizados há algum tempo. Depois você pode instalar novamente se precisar, mas assim poderá garantir que o seu computador fica mais rápido.

Solução 5: Retire programas da inicialização automática

Alguns programas já vêm com a Inicialização automática de fábrica e isso pode acabar por levar o computador a demorar para ligar. Se você tem esse problema, basta ir às configurações do seu computador e desativar a Inicialização automática dos programas.

Dessa forma, quando você ligar o computador, o programa não irá se inicializar de forma automática e você precisará abri-lo. É muito mais fácil assim e sem perrengues com relação a travação.

Solução 6: Leve a um técnico para resolver notebook lento e travado

Até agora, a maioria dos problemas puderam ser resolvidos em casa. No entanto, muitas pessoas não conseguem fazer esses passos ou também têm problemas que não estão sendo resolvidos com as soluções que demos. Aí não resta uma alternativa a não ser chamar um técnico.

Entre mexer no seu computador, desmontá-lo e acabar estragando alguma peça mais vale pagar alguém para fazer isso com cautela. Dessa forma, você vai se certificar de que o computador estará pronto para uso sem estragos!

Além disso, muitas das vezes os problemas são referentes a alguma peça específica de hardware. E isso apenas pode ser investigado por um profissional da área. Lembre-se que computadores muito antigos tendem a travar sempre, e talvez esteja na hora de trocar.

Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar com todos os seus amigos, assim eles também vão poder se certificar de que o notebook deixa de estar lento e travado. Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

Canal do Telegram
Sobre Beatriz Martinez 9 Artigos
Meu nome é Beatriz Martinez. Sou uma redatora e tradutora de português, inglês e espanhol, trabalhando com escrita para blogs e traduções para vistos. Sou responsável pela escrita de diversos websites, inclusive o Tele Notícias, me esforçando sempre para trazer os melhores conteúdos para você!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário