7 dicas para proteger melhor suas informações em apps

proteger melhor suas informações

Proteger melhor as suas informações é essencial para que você não seja vítima de nenhum tipo de vazamento de dados, ou outros problemas que podem ocorrer com o uso de alguns aplicativos. Sendo assim, hoje nós vamos te ensinar 7 dicas importantes para proteger melhor as suas informações.

Se você quer saber como poderá melhorar a sua segurança durante o uso dos aplicativos diversos que existem, não se preocupe. Todas as dúvidas serão sanadas e as dicas serão dadas da melhor forma. Confira o artigo informativo que preparamos:

1 – Faça uso de geradores de senhas

Infelizmente, muitas pessoas ainda têm o hábito de utilizar senhas fáceis e iguais para os diversos aplicativos e redes sociais. No entanto, essa forma de colocar as suas senhas pode ser bastante perigosa.

Levando em conta que os aplicativos têm acesso aos seus dados, se algum deles estiver mal-intencionado, você poderá ter todas as suas contas roubadas. Portanto, utilizar um gerador de senhas que faça senhas realmente difíceis e com vários caracteres pode ser a melhor opção!

Um bom gerador de senhas nunca vai fazer senhas iguais para nenhuma pessoa, sendo assim, você sempre pode aproveitar!

2 – Fique atento às permissões dos apps

Você já percebeu que existem aplicativos que pedem permissões no seu celular que nem sequer precisam para que o uso funcione? Pois é, você não precisa deixar um aplicativo acessar os seus ficheiros se ele não vai alterar nada neles.

Permitir que os aplicativos acessem qualquer coisa pode comprometer a sua segurança. Sendo assim, vale a pena estar sempre atento a todas as áreas e âmbitos do seu celular que o app acessa.

3 – Use VPN em redes públicas para proteger melhor suas informações

Quando você utiliza uma rede de Wi-Fi pública, existe a possibilidade de as pessoas conseguirem acessar as suas informações. O uso de VPN evita que isso ocorra. Sendo assim, se você for utilizar um software de VPN que disfarce IP, deverá optar pelos gratuitos, que são muitos no mercado.

Ainda assim, ao escolher um serviço de VPN gratuito, é preciso estar atento, pois nem todos são bem-intencionados. Quando falamos de VPN antivírus, existem diversos aplicativos que são enganosos, portanto, cuidado com a sua escolha.

4 – Saiba a reputação do aplicativo para proteger melhor suas informações

Muitos aplicativos não têm uma boa reputação, por isso é importante que quando você for fazer download, saiba realmente se ele vale a pena. Mesmo que o aplicativo seja baixado de lojas oficiais, ainda é possível que ele tenha políticas abusivas ou até mesmo peça permissões desnecessárias.

Sendo assim, o ideal é sempre procurar por resenhas anteriores do aplicativo antes de baixar qualquer coisa no seu celular. É sempre melhor prevenir do que remediar quando se trata da sua segurança.

5 – Desconfie das redes sociais

É necessário que você também desconfie das próprias redes sociais. Deixar todas as informações nos aplicativos das redes sociais pode não ser a melhor opção, já que nas redes sociais também existem vazamentos de dados.

Recentemente, por exemplo, o Facebook se envolveu em um desses escândalos em que diversos usuários foram lesados e acabaram tendo os seus dados vazados. Dessa forma, o ideal é que você verifique se as suas informações estão sendo captadas pelas redes sociais de forma excessiva!

6 – Atualize seu celular para proteger melhor as suas informações

Ter o seu sistema operacional sempre atualizado é uma das questões de segurança mais importantes. Um sistema antigo e desatualizado acaba não tendo mais suporte e não sendo tão seguro. As empresas atualizam os sistemas operacionais exatamente para evitar questões de segurança violada e também bugs.

Sendo assim, é importante que você mantenha o seu sistema operacional atualizado para evitar que qualquer pessoa consiga adentrá-lo ou até fazer algo pior. Costumo dizer que essa é uma das partes mais importantes para a sua segurança.

7 – Baixe apenas de fontes confiáveis

Baixar apenas de fontes confiáveis é extremamente importante para que você mantenha a sua segurança enquanto usuário. Além das lojas oficiais, aplicativos de fora das lojas que você baixar devem ser indicados por fontes seguras como o nosso blog, por exemplo.

Quando você utiliza um aplicativo que já tem reviews antigas e é de uma fonte confiável, não há perigos em utilizar. Seguindo todas essas dicas, você conseguirá não só aumentar a sua segurança nos aplicativos, como também aumentar a facilidade de uso. Não existe nada a perder em ter bons aplicativos no seu celular com extrema segurança!

Além disso,  você pode optar por utilizar um antivírus em seu celular, assim poderá verificar cada aplicativo antes de fazer o download! Dessa forma evitará aplicativos maliciosos que possam roubar suas informações.

proteger melhor suas informações

Se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar com todos os seus amigos para que essas dicas sobre segurança rodem por toda a gente. Verifique nossos outros artigos sobre tecnologia para que sempre esteja inteirado sobre as possibilidades. Agradecemos a sua leitura!

Canal do Telegram
Sobre Beatriz Martinez 9 Artigos
Meu nome é Beatriz Martinez. Sou uma redatora e tradutora de português, inglês e espanhol, trabalhando com escrita para blogs e traduções para vistos. Sou responsável pela escrita de diversos websites, inclusive o Tele Notícias, me esforçando sempre para trazer os melhores conteúdos para você!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário